Por que mulheres escrevem?

by - junho 20, 2023

 



    Virginia Woolf disse: "O preço barato do papel é a razão por que as mulheres começaram por ter êxito na literatura, antes de o alcançarem noutras profissões." Desde que li esta frase, penso nisso insistentemente, inclusive foi esta frase que despertou meu interesse em estudar a produção literária feminina no final do século XIX. Se colocarmos a frase no mundo das artes, fica fácil entender por que se vê, no momento histórico sobre o qual me debruço, muito mais mulheres escritoras do que mulheres pintoras ou escultoras, por exemplo. Pintar ou esculpir, requerem matéria prima mais cara, então é compreensível que mulheres tenham se debruçado sobre a escrita, visto que papel e lápis eram mais acessíveis para elas, dependentes financeiramente de homens que na maioria das vezes não apoiavam atividades artísticas femininas.

    O acesso a lápis e papel foi um facilitador para que mulheres florescessem enquanto artistas. Muitas delas encontraram na escrita uma forma de expressar seus pensamentos, sua arte, e, posteriormente, uma profissão. Quando comecei a estudar a vida dessas mulheres, suas trajetórias na literatura e sua relevância no cenário da época, percebi que a maioria delas foi muito atuante na luta pela alfabetização e ao ensino de meninas, o que adiciona mais uma camada à frase de Woolf. Antes de acesso a lápis e papel, as mulheres precisavam saber ler e escrever. E, nesse sentido, a história das mulheres que venho estudando fica ainda mais impactante, pois elas foram responsáveis pela alfabetização de muitas meninas que viriam a se tornar grandes escritoras.

    Estudar a produção literária feminina naquele momento histórico me trouxe um novo panorama sobre a minha própria produção. Me vi representada por suas histórias e percebi que a minha própria só existe por que a delas existiu. Mais uma vez, a frase de Newton faz sentido: “se eu vi mais longe, foi por estar sobre o ombro de gigantes.” Sou apenas uma partícula minúscula nesse universo imenso de possibilidades que essas mulheres criaram e sou extremamente grata por isso.

    Mulheres escrevem para serem ouvidas sem precisarem gritar, para mudarem o mundo sem precisarem destruí-lo. Mulheres escrevem para que mais e mais mulheres possam ter mais e mais oportundades.

You May Also Like

0 comentários