A longa viagem a um pequeno planeta hostil, um sci-fi on the road imperdível | Resenha

by - junho 19, 2023


     "A longa viagem a um pequeno planeta hostil" é um daqueles livros que abraçam o leitor através de histórias que emocionam, fazem refletir e confortam. O livro apresenta uma viagem espacial por um universo futurista, abordando de forma sensível temas como amizade, relacionamentos familiares, relacionamentos amorosos e política. A história acompanha a tripulação de uma nave chamada Andarilha em uma longa viagem rumo a um planeta  hostil, onde tudo pode mudar a qualquer instante. Nessa jornada, conhecemos mais sobre os tripulantes, a organização dessa vida do futuro,  e os conflitos político entre povos diversos. A história não é sobre o tal planeta hostil, mas sim sobre o caminho para se chegar até ele.

         Lançado por uma plataforma de financiamento coletivo, o livro agradou tanto amantes de sci-fi, como leitores não tão habituados ao gênero. Por trazer elementos como precisão científica e possíveis desdobramentos políticos desse tipo de organização social - espacial e futurista -, a autora, Becky Chambers, correu o risco de cair no info dumping, bastante comum em outras narrativas do gênero. Mas Becky consegue apresentar gradativamente o universo de sua historia, fazendo o leitor sentir que sempre fez parte dele. Sem excesso de informação, o texto nos mostra alieníginas com suas caracteríticas e especifidades sem nunca deixar a narrativa cansativa. A construção do universo narrativo é muito habilidosa, com uma ampla riqueza de detalhes, apresentados ao leitor nos momentos oportunos, compondo o vasto espaço criado pela autora.

      Mas o que realmente o torna o livro único e imperdível são seus personagens. Complexos, bem construídos e instigantes, eles geram muita identificação, mesmo que não sejam humanos. É impossível não se reconhecer nos conflitos ao redor da tripulação da Andarilha, composta por indivíduos de planetas, espécies e gêneros diferentes. Temas como racismo e novos conceitos de família fazem parte da história, em um paralelo com o que vivemos no mundo real, levando o leitor a refletir sobre tolerância, preconceito e extremismos. A forma como a trama costura relacionamentos e vivências entre os personagens, mostra o amor na sua forma mais pura e real. Um grande trunfo de Chambers!

        "A longa viagem a um pequeno planeta hostil" foge do lugar comum do sci-fi, sem grandes cenas de guerras e destruição, se encaixando perfeitamente com o nosso mundo, onde existem espaços em guerra, outros em paz, lugares mais desenvolvidos, e nem por isso prósperos, e outros menos tecnológicos, e nem por isso primitivos. Com um olhar realista, porém esperançoso, sobre o mundo, Chambers apresenta seu universo com a mesma diversidade que encontramos no nosso dia-a-dia, onde pessoas de lugares diferentes, com costumes diferentes, convivem no mesmo ambiente, algumas vezes em harmonia, outras nem tanto.

        O texto é fluido e até relaxante, sem exigir grande esforço do leitor, que nem percebe o tempo passar enquanto lê. A edição física da Darkside é belíssima, e a tradução e diagramação são impecáveis. Eu li no Kindle e achei ótima a adaptação para e-book.

          "A longa viagem a um pequeno planeta hostil" é uma leitura que vai muito além do esperado a primeira vista. Usando a ficção cientifica para explicar o mundo, Becky Chambers nos faz refletir sobre nós mesmos e os rumos que queremos dar a esta nave espacial que chamamos de planeta Terra.

         Se tiver a chance de ler, não deixe passar. Mesmo para os não amantes de sci-fi, o livro é um deleite!
                
            Marina.

        

You May Also Like

0 comentários