As escritoras | Um novo quadro por aqui

by - junho 20, 2023



    Decidi começar um novo quadro aqui no blog e lá no YouTube. Trata-se do "As Escritoras", onde eu vou abordar a vida e obra de grandes mulheres escritoras, famosas e não tão famosas, que desbravaram o caminho para tantas outras, inclusive para mim. O intuito do quadro não é fazer "fofoca", tampouco atribuir juízo de valor sobre aspectos da vida dessas mulheres. Minha intenção é criar um ambiente de discussão sobre a biografia delas, e sobre como suas histórias impactaram (ou não) em suas produções. Uma das minhas áreas de interesse e de pesquisa é a produção literária feminina (me debruço especificamente sobre escritoras da Belle Epoque), e nas minhas pesquisas percebi a importância de conhecer e divulgar a história de mulheres que usaram a palavra escrita para se lançarem em um mundo absolutamente masculino, transpondo barreiras e abrindo caminho para que mais e mais mulheres usassem sua voz.

    Para começar o quadro, escolhi Virginia Woolf, sobre quem tenho estudado no último mês e cuja trajetória me deixou intrigada e curiosa depois de assistir, no início do ano, à uma peça de teatro de Claudia Abreu, o monólogo "Virginia Woolf: um inventário íntimo". Mas por aqui também vão passar figuras como Clarice Lispector, Mary Shelley, Julia Lopes de Almeida, Isabel Allende, e muitas outras.

    No post anterior, me perguntei por que mulheres escrevem. E acredito que existam muitas respostas para esta pergunta. Porém, estudando a vida de mulheres escritoras, percebi que uma coisa é inegável: além de escrever, a grande maioria delas também se dedica a ensinar a ler. Talvez isso se deva ao fato de que a educação de crianças, assim como tantas outras tarefas ligadas ao universo infantil, tenham sido socialmente delegadas às mulheres, mas minha pesquisa também mostra um panorama diferente. Muitas escritoras se empenham em fazer com que a educação chegue às meninas, tornando-as livres através das palavras e do acesso às palavras. O que vejo é que mulheres escrevem para emancipar outras mulheres.

    Inspirada na vida e obra de Virginia Woolf, começo minha jornada com "As escritoras". Embora a escolha de Woolf possa parecer óbvia devido ao atual interesse por sua produção literária, o que me moveu em diração à ela foi um detalhe que muitos podem considerar pequeno: Virginia foi uma mulher que não teve acesso à educação formal e que mesmo assim se tornou um ícone da literatura mundial, uma mulher que escolheu, em vários momentos de sua vida, facilitar o acesso de outras mulheres às palavras.

    Ainda hoje, sai o primeiro post do quadro, e o primeiro vídeo chega na próxima quinta-feira. "As escritoras" está oficialmente no ar e eu estou muito empolgada para esta caminhada ao lado de gigantes. Espero estar à altura de celebrá-las.

     Marina.

You May Also Like

0 comentários