Moça com brinco de pérola | Desafio 30 dias de escrita | #06: use uma obra de arte como tema de uma história

by - agosto 12, 2023

    

    A casa jazia solitária no alto de um colina. De dois pavimentos, tinha três janelas na parte superior, e uma porta na parte inferior, ladeada por duas janelas. A porta de entrada não tinha nenhum adorno, nem qualquer outra característica marcante. Aliás, a fachada era bastante simples, sem varandas, toldos ou floreiras. A sala tinha piso de pedra, muito antigo e gasto. Uma lareira ocupava lugar central no cômodo, e próximo a ela ficava um conjunto de duas poltronas e um pequeno sofá, porém, sem tapetes. Do outro lado, uma mesa com seis cadeiras fazia as vezes de sala de jantar. Uma pequena passagem dava abertura para a cozinha, onde pia, mesas e armários também eram muito antigos. O fogão a lenha ocupava uma das paredes inteiras e uma pequena porta dava acesso ao quintal.
    
    O quarto ao lado da sala funcionava como uma espécie de biblioteca. Uma grande estante guardava muitos livros, ocupando toda a parede em frente a uma mesa ampla, onde papéis, tinteiros e penas repousavam em perfeita ordem. Uma janela iluminava parcamente o local, mas raramente era aberta. Uma lareira tentava aquecer o espaço. O outro quarto do primeiro andar era destinado à governanta da casa, única criada que a família podia manter. Muito simples, o espaço tinha apenas uma cama de solteiro, uma caderia e uma pequena cômoda com cinco gavetas.

    No andar de cima, os quartos eram distribuídos entre as duas filhas adolescentes e o dono casa, que havia ficado viúvo há muitos anos, quando a filha mais nova nasceu. A família só usava o andar de baixo para fazer suas refeições ou receber alguma visita importante. O pai passava quase o tempo todo na biblioteca, e as filhas ou saíam em longos passeios, ou ficavam em seus quartos, bordando seus futuros enxovais de casamento. A governanta ficava a maior parte do tempo na cozinha ou no quintal, cuidando dos afazeres domésticos, pois tinha pouca intimidade com a família, já que trabalhava ali há poucos meses. Era uma casa de poucas palavras.

    Na sala, apenas uma peça concentrava toda a atenção: um quadro, emoldurado de forma elegante, colocado em cima da lareira. Uma moça de pele clara, olhos escuros, profundos e intensos, se virava para o pintor, com uma parte do rosto iluminda e outra parcialmente escondida nas sombras. Em meios à escuridão, um feixe de luz recaía sobre um delicado brinco de pérola, que refletia como os olhos da moça. A governanta passava longos momentos admirando a pintura, imaginando quem seria aquela mulher, o que ela fazia, qual seria seu nome. A cada dia, a governanta ficava mais e mais atraída pelo quadro. Com o passar dos dias, a solidão e o silêncio da casa, a atração se transformou em obsessão.

    A governanta sonhava com a moça com brinco de pérola, perguntava aos distantes vizinhos quem poderia ser, se eles a conheciam. A falta de resposta, a levou a tomar coragem e perguntar ao patrão. O homem, porém, se limitou a dizer que isso não lhe interessava e fechou a porta em seu nariz. A curiosidade sobre a personagem, se entranhava na mente da governanta que fazia tudo que podia para descobrir mais sobre a misteriosa moça com brinco de pérola.

    Um dia, a família recebeu a visita de um tio das meninas, irmão da falecida mãe. O homem, de cabelos alourados, parecia relativamente jovem, devia ter por volta de 30 anos, calculou a governanta. Mas o que chamou atenção da moça era que ele também passava longos períodos observando a pintura sobre a lareira. Intrigada, a governanta perguntou-lhe se ele sabia quem era. A resposta a surpreenderia, mas traria mais perguntas do que respostas.

    "Na verdade", respondeu ele, "ninguém sabe quem é ela. Meu cunhado, o seu patrão, pintou esse quadro na noite anterior a seu casamento com minha irmã. Nunca revelou quem é a moça com brinco de pérola, mas a única exigência que fez a minha irmã foi que deixasse colocar o quadro sobre a lareira."

 
Texto #06 do Desafio 30 dias de escrita.

You May Also Like

0 comentários