Cardápio Arco-íris | Desafio 30 dias de escrita | #05: imagine que cores tenham sabor e descreva-as como comidas.

by - agosto 12, 2023

    


    Hoje trazemos a avaliação do cardápio arco-íris do chef Le Blanc, do disputado restaurante Saveur Bleu. O chef Le Blanc já foi aclamado por outros menus em três outros renomados restaurantes europeus nos últimos dez anos. Vamos ver o que ele nos apresenta neste novo trabalho.

    A apresentação do prato era simples, porém exemplar. A quantidade extata de espaguete para servir uma pessoa, enrolado perfeitamente, banhado por um Vermelho encorpado. Sobre o Vermelho, uma folha de manjericão, comum, mas que trouxe um encantador aroma de dejá-vu nostálgico. Quanto ao sabor, o Vermelho era exato, carmim com pitadas de acobreado, porém sem vulgaridade. A elegância harmonizava o conjunto, com o adocicado do carmim trazendo glamour. Um dos melhores Vermelhos que já provei!

    O Laranja foi servido em um pequeno bowl preto e raso: uma escolha perfeita. O preto dava contraste com a receita, era raso para garantir que o purê Laranja ficasse um pouco acima da borda do bowl, brincando com alturas na apresentação, era pequeno pois o sabor intenso devia ser apreciado como um perfume exótico, em doses mínimas. Tinha um sabor profundo, vivo, com pitada de âmbar para dar o equilíbrio. A textura era macia, derretia na boca, explodindo sabores intensos que nos transportavam para o oriente.

    O Amarelo estava deliciosamente delicado! Servido em uma taça alta, era alegre ao tocar nos lábios, e a cada gole se mostrava refrescante e doce na medida certa! Pitadas de ouro davam sofisticação, e três pedras de gelo, milimetricamente calculadas, davam a temperatura exata do Amarelo perfeito.

    O Verde foi o único prato um pouco abaixo da média. Pálido e um pouco desanimado, faltou um quê a mais, algo para trazer brilho. Um pouco de oliva, ou talvez pistache? Apesar do sabor imperfeito, a apresentação estava satisfatória. Cubos cortados simetricamente, dispostos em um prato largo com detalhes de molhos em tons contrastantes. Faltou algo vibrante aqui, chef...

    O Azul estava esplêndido! As folhas crocantes e frescas, banhadas por um molho com sabor marcante de turquesa, que trazia uma sensação de paz e tranquilidade. Uma pitada de royal, porém, trazia ousadia! Os sabores se misturavam na boca, se tornando como um Azul celeste delicioso!

    O Índigo também foi um show a parte! Um caldo grosso, encorpado, profundo, com pitadas de um azul tiffany aconchegante. O brilho ficou por conta do sabor denso do Índigo, temperado na medida certa e servido na temperatura exata. Realmente, a especialiadade do chef é o Azul!

    De sobremesa, um Violeta fino, gracioso! Um creme consistente, mas que derretia na boca, com um aroma de lilás que harmonizava perfeitamente com uma porção calculada de púrpura! Uma farofa delicada no tom beterraba trazia um frescor elegante ao conjunto!

    O cardápio arco-íris do chef Le Blanc merece nota 9,5, esse meio ponto tirado apenas para o aperfeiçoamento do Verde. Cardápios arco-íris ficaram populares nos últimos meses, mas poucos chefs conseguem montar um menu unindo bom gosto, delicadeza e elgância, como fez Le Blanc. Parabéns, Chef!



Texto #05 do Desafio 30 dias de escrita.

You May Also Like

0 comentários