Os oito vestidos Dior, muito mais que um romance | Resenha

by - abril 13, 2023

Acabei de ler "Os oito vestidos Dior", de Jade Beer, e estou simplesmente impactada. Um livro cheio de mistério, romance, leveza e reviravoltas!



O livro foi lançado no Brasil pela editora Intrínseca no início deste ano (2023) e é de autoria Jade Beer, jornalista inglesa que já escreveu para veículos importantes, incluindo uma conhecida revista sobre moda, e é crítica literária para o The Mail on Sunday. A edição é muito bonita, com capa simples e páginas em tom sépia.

Em "Os oito vestidos Dior", Sylvie, uma idosa que já precisa de cuidados diários, pede a sua neta Lucille para ajudá-la a resolver um assunto pendente em Paris. A missão é recuperar um vestido Dior que está com a filha de uma grande amiga de Sylvie, Anne, que faleceu recentemente. O que Lucille não imaginava é que, na verdade, o vestido - ou seriam os vestidos? - guarda um grande enigma, que ela terá que desvendar pelas ruas de Paris, sobre a vida da misteriosa Alice Ainsley.  O livro alterna capítulos ente a história de Alice na Paris dos anos 1950, e a trajetória de Lucille, em 2017. E, de alguma forma, seus caminhos se cruzam.

Se à primeira vista o livro parece mais um um romance um pouco misterioso, conforme avançamos na leitura percebemos que esta história é muito mais do que isso. Jade Beer nos apresenta tramas onde um romance proibido é apenas o pano de fundo da história de cinco mulheres incríveis. Em sua busca, Lucille encontra-se consigo mesma, e passa a questionar suas escolhas e o que realmente a faz feliz. Ela também ressignifica o relacionamento conturbado com a mãe, e uma descoberta sobre o passado de sua avó é capaz de mudar completamente sua própria vida. Alice, por outro lado, vê seu frio casamento com Albert desmoronar quando ela conhece Antoine, com quem vive um grande amor.

As trajetórias de Alice e Lucille revelam dramas femininos pungentes, onde o que realmente salva todas as personagens é a força de uma poderosa amizade que apenas mulheres podem nutrir umas pelas outras. Se Alice parece fadada a ter sua vida definida pelos homens a sua volta, que a oprimem e decepcionam, Lucille tem a oportunidade de usufruir de mais liberdade, conquistada ao longo dos anos por todas nós, mulheres, juntas.

"Os oito vestidos Dior" é uma história sobre mulheres que se unem quando todos os homens as abandonam, uma história sobre o poder do amor de mães por suas filhas e de amigas entre si, uma história sobre segredos avassaladores e a capacidade de cura quando damos as mãos umas às outras.

O livro me arrancou muitas lágrimas, e me lembrou da força da união de mulheres que, mesmo sendo diferentes entre si, compartilham muitas experiências semelhantes. Um dos melhores do ano, até agora. Recomendo demais a leitura!


Aqui, minha live sobre "Os oito vestidos Dior":







You May Also Like

0 comentários