Foz do Iguaçu, um sonho realizado!

by - agosto 29, 2022

Conhecer as Cataratas do Iguaçu era um dos meus sonhos. Quando eu contava isso para as pessoas, me sentia um pouco boba, afinal, não é um sonho tão elaborado. Mas, ainda que bobo, era um dos meus sonhos. Um daqueles sonhos que a gente não planeja, por que acha que sempre vai ter a oportunidade. Mas a pandemia mostrou que não dá para deixar sonhos para depois. Então, resolvi planejar a viagem para Agosto de 2022.

Chamei meu melhor amigo e minha melhor companhia, meu companheiro Kauê, e lá fomos nós, do nosso jeito. Resolvemos ir de ônibus, saindo de Piracicaba pela Viação Garcia. Apesar da duração longa da viagem (aproximadamente 15 horas), era uma opção mais barata e que exigiria menos traslados, se compararmos com avião, além da rodoviária de Foz ficar perto de onde nos hospedaríamos. Saímos de Piracicaba na segunda-feira às 20h e chegamos em Foz na terça, às 11h30. O nosso check-in era as 14h então decidimos almoçar na rodoviária mesmo. Aliás, recomendo muito o restaurante da rodoviária. Comida caseira, muito gostosa e preço justo.

Optamos por nos hospedar em um hostel, o Che Lagarto Hostel, que fica no centro de Foz. O quarto é bem arrumadinho, confortável, com ar condicionado, TV, frigobar, banheiro privativo e wi-fi. O preço é ótimo e todo o processo de reserva e pagamento é bastante descomplicado! O hostel ainda conta com cozinha para uso dos hospedes, café da manhã (opcional), sala de TV e um terraço com jacuzzi, piscina infantil e cadeiras para tomar sol. Fomos bem atendidos por todos! O hostel é sem luxo, mas tivemos zero problemas, tudo funcionou perfeitamente!

Como economizamos no transporte e hospedagem, pudemos investir nos passeios. Contratamos a Pratik Turismo, uma agência de turismo receptivo que agendou todos os passeios, além de fazer todos os transportes também. Foz é uma região de fronteira e vários passeios são feitos em outros paises, então existem várias especificidades para acessá-los. Por isso recomendo demais a Pratik, eles fizeram nossa viagem mais especial e com ZERO PERRENGUE! Além de definirem um roteiro que fez a experiência ser ainda mais incrível!

Começamos visitando o Dreamland, na tarde de terça-feira, dia da chegada. O Dreamland é um parque turístico com atrações como o Bar de Gelo, o Parque dos Dinossauros e um Museu de Cera. Vale muito a pena conhecer! Começamos pelo Museu de Cera, que tem estátuas extremamente reais de várias personalidades, do Papa João Paulo ao Mussum! É uma experiência muito bacana! Depois, visitamos o Parque dos Dinossauros, que conta com réplicas em tamanho real de vários dinossauros, todos robotizados, que se movem e emitem sons! Essa parte foi muito impactante, pois tem um T-Rex de tamanho real, e você precisa subir em um tipo de mezanino para chegar perto da cabeça dele! De lá, fomos visitar um bar temático da Harley Davidson, com diversas motos customizadas e esculturas de cera de personagens de alguns filmes nos quais as motos aparecem. No fim, visitamos o famoso Ice Bar, onde a temperatura é dez graus negativos! As bebidas são inclusas no ingresso e o até o copo é de gelo! A permanência no Ice Bar é de no máximo 30 minutos e você recebe um casaco específico para a atração. O Dreamland foi muito interessante!

Museu de Cera

Parque dos Dinossauros

Bar Harley Davidson

Entrada do Dreamland

Depois, por volta das 18h, assistimos o por do sol no Marco das Três Fronteiras! O lugar é como uma praça, com lojinha, food trucks e um restaurante, tudo em volta do obelisco que marca o lado do Brasil! Lá entendemos um pouco do significado histórico e cultural da região de fronteira. Com um show de dança muito legal no início da noite, o Marco das Três Fronteiras é uma atração imperdível! O show mostra um pouco das três culturas, com danças típicas e encenações de costumes. Ver o sol se pondo no Paraguai, estando ao lado dos marcos argentinos e paraguaio, na confluência do rio Iguaçu com o Rio Paraná é uma experiência que mostra a potência da America Latina. Foi lindo! Voltamos para o hotel por volta das 20h30 e ficamos por lá mesmo, pois estávamos bem cansados.

Marco das Três Fronteiras

No segundo dia, fomos visitar as Cataratas do Iguaçu pelo lado argentino, em Puerto Iguazu. Como estávamos com a agência de turismo, passar a fronteira foi tranquilo e não pegamos uma fila muito grande. Ao chegar ao Parque Nacional Iguazu, os guias deram dicas de qual a melhor ordem para aproveitar as trilhas e como funcionam as coisas lá dentro. O parque tem três trilhas, que levam a quedas diferentes. Percorrendo todas, a caminhada é de aproximadamente cinco quilômetros, mas é tranquilo, pois você tem o dia todo e pode parar para comer e descansar nas várias lanchonetes que ficam dentro do parque. Começamos pela trilha que leva à Garganta do Diabo! Você pega um trenzinho que leva até o começo da trilha e de lá caminha por cima do rio Iguaçu em plataformas de ferro! Não tem como explicar o que é a Garganta do Diabo. A força da água, a quantidade de água, a altura, os pássaros, não tem explicação e nenhuma foto demonstra como é o lugar! Foi uma das experiências mais magnificas da minha vida!

Garganta do Diabo

Vista de uma das trilhas do Parque Iguazu

Trilha do Parque Iguazu

Vista das Cataratas pelo lado argentino

Vale ressaltar que pelo lado argentino, a gente vê as cataratas de cima, caminhando literalmente sobre o rio.

No dia seguinte, fomos para as cataratas do lado brasileiro, no Parque Nacional do Iguaçu. Aqui, vemos as cataratas na altura dos olhos, literalmente de dentro do rio. Você pega um ônibus aberto que te leva até o começo da trilha, que é de cerca de 1,5 quilometro e bem tranquila de fazer, com todo o trajeto pavimentado. Pela trilha, você enxerga todas as cachoeiras do lado argentino, com uma vista belíssima. Ao chegar no rio, a trilha entra 'debaixo' da cachoeira e fica literalmente na ponta de outra. Você olha para cima e vê as cataratas, sente a água te molhando e, quando olha para baixo ve o rio do alto, do topo de outra catarata. Estar ali, quase debaixo da queda, sentindo a água molhar a roupa e vendo de frente a força do rio, é incrivelmente impactante. E também é inexplicável. Eu me emocionei quando estava lá, chorei e não queria sair dali.

Cataratas lado brasileiro

Muita gente leva capa de chuva, por que molha mesmo. Mas eu acho que faz parte da experiência!

Na parte da tarde, fomos para Itaipu. E lá vimos a força e a capacidade do ser humano. Itaipu é incrível, uma obra que realmente merece ser uma das sete maravilhas do mundo moderno. Uma potência criada por dois povos. No passeio panorâmico, que é feito em um ônibus aberto, você passa por cima da barragem e vê do lado direito o leito desviado do rio Paraná, e do lado esquerdo a represa criada pela hidrelétrica, que tem mais de 120 km de extensão, chegado até a divisa com o estado do Mato Grosso do Sul. É um paisagem gigantesca, tanto em termos naturais, quanto em termos de engenharia. Fizemos o passeio que vai até o Refugio Animal, mantido pela Itaipu. O Refugio se dedica a resgatar animais que não tem chance de se manter sozinhos na natureza, assim como de reproduzi-los. Os filhotes são entregues ao Ibama, que decide em que região serão soltos. Tudo lá é pensado para o bem estar dos animais e o passeio é uma forma de ajudar a iniciativa. Vimos muitos pássaros, duas onças pintadas, cachorros do mato, gato do mato, veados, etc. Um papagaio até pousou na minha cabeça!

Itaipu

Refúgio Animal Itaipu

O refúgio animal é só um dos muitos projetos de preservação ambiental, histórica e artística. O EcoMuseu está funcionando em uma sala provisória, enquanto suas instalações passam por uma reforma. Lá conhecemos um pouco mais sobre os trabalhadores que trabalharam na construção da usina, os barrageiros. Também conhecemos todas as medidas tomadas para preservação da fauna e flora locais! É muito enriquecedor! Tem muita coisa para ver e visitar na hidrelétrica, um passeio imperdível!

No ultimo dia, horas antes de pegar o ônibus, decidimos conhecer a Mesquita de Foz. A região de fronteira tem uma grande comunidade muçulmana e a Mesquita é um pedacinho dessa cultura. Foi muito interessante estar lá e entender melhor essa cultura tão rica. A Mesquita tem um passeio guiado, onde é mostrado um pouco da religião muçulmana, mas sem nenhuma intenção de doutrinação. É puramente informativo.

Mesquita

Para os visitantes respeitarem as regras da religião, eles oferecem um véu para as mulheres e uma veste para os homens que estiverem de short ou camiseta regata.

Foz do Iguaçu foi inesquecível. Não dá pra explicar o que são as cataratas, a garganta do diabo, a região das três fronteiras, nem Itaipu. Você só vai entender se for para lá.

Foz do Iguaçu é muito, mas muito mais do que compras no Paraguai (nós nem fomos pra lá). A região recebe turistas do mundo inteiro pela sua grandeza natural, e é uma pena que no Brasil ainda vejamos a cidade apenas como uma porta de entrada para shoppings.

Visitem Foz, é magnífico!